Soluçar é uma situação muito comum em bebês, mas muitas vezes deixam as famílias agoniadas. Ele pode surgir ainda dentro do útero materno e aparece com frequência nos primeiros dias de vida.
O soluço acontece devido a contrações involuntárias do diafragma (músculo abaixo dos pulmões), fazendo com que as cordas vocais fechem rapidamente e apareça o famoso som característico. Isso ocorre com frequência nos bebês, pois a respiração e a musculatura ainda são muito imaturos e acabam sendo estimulados ou irritados com facilidade, incluindo mamar rápido demais, engolir ar enquanto mastiga ou mama ou até mesmo quando estão muito ansiosos ou animados.
Como evitar o suluço? 🔸Se possível, comece a amamentar seu bebê apenas quando ele estiver mais relaxado, sem tanto choro ou euforia;
🔸Nunca aumente o furo da mamadeira, a ingestão rápida pode aumentar os soluços;
🔸Segure o bebê ereto por cerca de 20 minutos após cada mamada;
🔸Se o bebê já se alimenta, dê refeições em volumes menores, para engolir devagar.
Como aliviar o soluço? Na maioria das vezes o soluço se resolve espontaneamente e não é necessário abreviar o tempo dele, mas caso os pais queiram amenizar o desconforto, vale tentar:
🔸Colocar o bebê para sugar o peito, estimulando o diafragma a voltar à condição normal;
🔸Oferecer um pequeno gole de água ao bebê (nos casos em que já foi introduzida alimentação complementar);
🔸Deixar a criança em posição vertical (em pé), para estimular que arrote mais um pouquinho.
Quando devo me preocupar?
A maioria dos episódios de soluço duram, no máximo, alguns minutos. Se o bebê soluçar por várias horas, a criança ficar muito irritada, com dor, ou estiver atrapalhado o sono e a alimentação do bebê, o caso deve ser avaliado pelo pediatra para descartar outras patologias.
Dra Ana Paula Queiroz | Pediatra | CRM/PR 32458 | RQE 23810
Comments