Você sabe o que é bruxismo? O que causa o bruxismo? Tem como evitar?
Cada vez mais recebemos famílias no consultório com a queixa de que ouvem os filhos rangerem os dentes à noite, e esse é o famoso bruxismo.
Se não tratado, este hábito pode desgastar os dentes, levar a problemas na articulação da mordida, dor de cabeça, dor de ouvido e até zumbido.
Por muito tempo, achava-se que era normal as crianças terem bruxismo por um período e que este era um hábito que passaria com o tempo. Mas hoje sabemos que não é bem assim.
A causa mais comum do bruxismo em crianças é o uso de telas próximo ao horário de dormir. Telas? Como assim? Mesmo se for um desenho calmo?
Sim, não importa o conteúdo, a questão é a luz branca que incide no olho! As telas emitem um tipo de luz que nosso cérebro entende ser a luz do sol, ou seja, quando olhamos para o celular, TV ou tablet, nosso cérebro entende que estamos recebendo luz do sol e que é dia.
Nosso corpo tem uma regulação circadiana, ele entende quando é dia e quando é noite, e produz hormônios específicos para cada horário.
Então, quando vemos telas à noite, estamos 'enganando' nosso cérebro e ele vai responder de acordo com o estímulo que recebeu.
As crianças podem até dormir na frente da TV ou do celular, porém, sua cabecinha está a mil, achando que ainda é dia! Este excesso de energia pode ser descarregado na forma de ranger os dentes!
Outro fator que também influencia bastante é a respiração bucal. Se a criança não consegue ter uma respiração leve e tranquila pelo nariz e com a boquinha fechada, o corpo tende a jogar a mandíbula pra frente para aumentar a passagem de ar, e com isso os dentes tocam e o reflexo de ranger os dentes começa.
E também existe o bruxismo por questões emocionais, mas esse assunto deixamos pra um outro post...
Ah! Alguns novos estudos também têm relacionado o bruxismo ao consumo de açúcar! Então, como sabemos que o açúcar não ajuda em nada, vale a pena cortar um pouquinho dos doces também!
E o que eu faço se meu filho range os dentes a noite?
Primeiro, devemos identificar a causa! Se for o uso de tela à noite, basta cortar a TV, o celular e o tablet duas horas antes de dormir que em uma semana provavelmente a criança já para com o hábito.
Agora, se a respiração for o problema, primeiro indicamos consultar com um otorrinolaringologista. Ele vai ser o responsável por avaliar e garantir que existe espaço suficiente para uma boa respiração nasal.
Casos mais complicados necessitam também de ortodontista e fonoaudiólogo! E quando o assunto é ansiedade ou outros distúrbios psicológicos, a psicóloga é a melhor especialista para o tratamento!
Cuidar da saúde dos nossos filhos é um ato de amor e dedicação!
Está disponível um Guia GRATUITO dos melhores tipos de escovas de dente infantis, com muitas dicas imperdíveis!
Se você tem dúvidas na hora de escolher esses itens, não deixe de baixar o material. Ele estará disponível somente no mês de Julho!
Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!
Comments