Será que meu filho precisa de aparelho? E se não usar agora, tem problema? Por que não colocar só quando tiver dentes permanentes?
Tenho certeza que estas dúvidas já passaram na sua cabeça. E se você ainda tem dúvida se o seu filho precisa ou não de aparelho, leia esse artigo até o final que você vai entender direitinho!
Primeiro vamos entender o que é uma mordida "perfeita":
Para crianças com dentinhos de leite, a mordida perfeita precisa ser uma mordida que a parte de cima, a maxila, encaixe por fora da parte de baixo, a mandíbula. Como se fosse uma caixa e uma tampa.
Além disso, também é necessário ter vários espaços entre um dentinho e outro. Nada de dentes juntinhos! E por último, os dentes de cima precisam se encostar com os de baixo, ao mesmo tempo, ao fechar a boquinha.
Agora se a criança morde e os dentes da frente não encostam, temos um problema. Isso se chama mordida aberta. É super comum nos casos de uso de chupeta, mamadeira e em crianças que chupam o dedo.
Muita gente diz que não tem problema porque é dente de leite e depois que trocar se corrige. Mas isso não é verdade! Se a mordida aberta não for corrigida, pode levar a enxaqueca, fraturas de dente frequentes, respiração bucal e outros problemas.
Outro problema bem comum que pode passar despercebido é a mordida cruzada. Isso acontece quando a parte de cima morde por dentro da par
te de baixo. Como se a tampa da caixa tivesse um lado menor que encaixa por dentro e não por fora.
Esse problema é bem sério e pode levar a assimetrias na face da pessoa. Se seu filho tem este tipo de mordida procure o quanto antes um dentista especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares!
A mordida cruzada anterior é bem fácil de ser percebida. É quando a criança morde com os dentes de baixo da frente por fora dos dentinhos de cima. Estes casos, se não tratados, podem levar a criança a desenvolver o queixo exageradamente, influenciando na mastigação e estética futuros.
Existe também a mordida profunda. Quando nós, adultos e crianças mordemos, os dentes de cima devem encobrir os de baixo em 2/3. Quando o pequeno fecha a boquinha e os dentes de cima encobrem totalmente os dentes de baixo, temos a mordida profunda.
Este problema trava o crescimento da mandíbula, e se não corrigido a tempo, pode fazer com que a pessoa fique com aspecto de "sem queixo" ou com papada.
E por último e a mais difícil de se perceber, temos a mordida atrésica. Sabe aquela boquinha linda, super bem alinhada, com os dentinhos de leite todos coladinhos um do outro? Então, ela é péssima para os dentes permanentes!
Isso porque os permanentes são muito maiores que os dentinhos de leite e eles precisam do espaço entre os primeiros dentinhos para se alinhar no arco.
Normalmente crianças que tem os dentes muito juntinhos, tem também o que chamamos de retenção prolongada que é quando o dente permanente nasce sem cair o de leite. Temos um post bem legal aqui no blog explicando sobre isso!
Você imaginou que tinham tantas possibilidades de mordida?
Aqui no nosso site estamos liberando um e-Book GRATUITO para saber se o seu filho precisa de aparelho.
Se você tem essa dúvida, não deixe de baixar o material. Ele estará disponível somente no mês de Junho!
Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!
Comments