Recebemos muitas famílias que chegam no consultório e falam: "Doutora, meu filho tem 3 anos e não fala o R, isso é normal? " "meu filho fala igual ao cebolinha, vai ficar assim pra sempre?"
Bom, primeiro precisamos observar 2 coisas:
Qual “R”, a criança ainda não fala corretamente?
Na nossa língua, existem diferentes pronuncias de “R”, olha só:
O /R/ forte, que é do Rato, Rua, Rei, caRRo, aRRemeço, baRRil...
O /r/ vibrante que é do: aRaRa, piRata, dinossauRo, gaRagem, paRe...
Temos o Arquifonema /r/, que são os sons “ar, er, ir, or, ur”: ARvore, acORdAR, URso...
E ainda temos os Encontros Consonantais, que é o /r/ associado a uma consoante: BR (BRasil), PR (PRato), FR (FRio), CR (CRocante)....
Segundo ponto que temos que observar é: qual a idade do seu filho? E assim vamos associar a dificuldade que apresenta com a idade que tem, para saber se ainda está dentro do esperado ou não, pois, toda criança passa por um processo de desenvolvimento fonológico, ou seja, vai aprendendo aos poucos cada som da nossa fala, do mais fácil até o mais difícil.
E você sabe qual a idade esperada para a criança aprender a falar o “R”?
O /R/ forte e o Arquifonema r: por volta dos 4 – 4,5 anos;
O /r/ vibrante e o de Encontro Consonantal: Até os 5 anos;
E o que você pode fazer para ajudar?
Oferecer um modelo adequado de fala para ele:
- “Mãe, vamo passea cao”
- “ah, você quer passear de carro? Entendi, vamos passear de carro daqui a pouco.”
E assim, você deu o modelo padrão 2x, ser corrigir diretamente, pois é por meio dos modelos que ele também irá aprender.
Por mais que seja bonitinho falar ALALA em vez de ARARA, é importante sempre dar o modelo de fala e som corretos para a criança e levar ao fonoaudiólogo caso exista alguma dúvida para que o profissional avalie a criança e conduza a terapia da melhor maneira para ela.
Simona Miléo Siqueira | Fonoaudióloga CRFa 3-11.591