A torção testicular é uma EMERGÊNCIA urológica que pode levar a perda do testículo em algumas horas!
Causa: Má fixação dos testículos dentro da bolsa testicular, resultando em maior mobilidade do testículo, podendo girar em seu próprio eixo.
Consequência: A torção do cordão espermático, que irriga o testículo, leva a diminuição progressiva da circulação sanguínea do testículo, isquemia e até perda do órgão.
Sintomas: Dor testicular, que pode irradiar para o abdômen e virilha, aumento de volume (inchaço) e hiperemia (vermelhidão) da bolsa testicular, podendo haver náuseas e vômitos.
Idade: Mais comum em pré-adolescentes e adolescentes.
Diagnóstico: É feito avaliando idade, sintomas e tempo de evolução, exame físico e ultrassom.
Tratamento: O tratamento é CIRÚRGICO, desfazendo a torção, avaliando a viabilidade do testículo e fixando o lado acometido e o contralateral, para evitar torção futura. Pode haver a necessidade de retirada do testículo.
⏳O período ideal para que o paciente seja diagnosticado e submetido a cirurgia é de até 6 horas do início dos sintomas! Após 12h de sintomas a maioria dos meninos perde o testículo, e, após 24 horas quase 100% deles.
⚠️Dor, vermelhidão e inchaço súbitos no “saquinho” de seu filho é um sinal de alerta! Nesses casos procure imediatamente a emergência!
⚠️A avaliação nas primeiras horas, feita por um cirurgião pediátrico levando ao tratamento cirúrgico precoce é a única forma de salvar o testículo torcido!
Dra. Mariah Mello. Cirurgiã Pediátrica. CRM-PR 28.414 RQE 20.605
Comments