Está preocupada com a produção de leite materno?
Este é um dos medos mais comuns no pós-parto! Muitas mães passam por essa fase, e a boa notícia é que existem diversas formas de estimular a produção de leite e garantir que seu bebê receba todo o alimento necessário.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que pode estar influenciando a sua produção de leite e te dar dicas práticas para aumentar a quantidade do seu leite materno.
Uma das principais causas de baixa produção é o estímulo pobre.
Mas o que isso significa? Isso quer dizer que o corpo da mãe está recebendo pouca informação para produzir leite!
Seja por uma pega errada, uma ordenha ineficiente, ou pelo uso de bicos artificiais (chupeta, mamadeira, bico de silicone) ou até mesmo por pouco tempo mamando.
Nosso corpo funciona assim: quanto mais sai leite, mais ele produz. Quando mais leite fica 'parado' na mama, menor será a produção.
Então, uma das coisas que você mais precisa prestar atenção é: meu bebê está conseguindo ordenhar o leite? Ou ele só suga e não deglute?
Caso perceba que seu bebê tem ficado muito tempo mamando, mas não está satisfeito e sua mama continua cheia, procure uma fonoaudióloga especialista em amamentação.
Muitas vezes o problema está na forma que o bebê está mamando.
Outra causa comum é o uso de chupeta, mamadeira e bico de silicone.
Esses utensílios 'roubam' tempo do bebê na mama e também treinam o bebê a mamar de uma forma ineficiente.
Para mamar mamadeira ou chupar chupeta, o bebê faz movimentos bem diferentes do movimento de ordenha que deve ser feito.
E isso impacta no quanto de leite ele consegue extrair da mama. E o restante da história você já conhece...
Cirurgias de redução de mama também podem atrapalhar a produção.
Nesse caso, pode ser que o médico tenha retirado tecido mamário, onde o leite é produzido, e isso influencia na quantidade de leite que o corpo consegue produzir.
E por último, temos uma 'má formação' da mama chamada hipoplasia mamária.
A mulher que possui hipoplasia tem menos tecido mamário, e com pouco desenvolvimento, isso afeta diretamente o poder de produção de leite materno.
Esses dois últimos casos são os mais desafiadores, e muitas vezes, a amamentação mista é o mais indicado.
Em resumo: um bebê bem posicionado, com uma pega correta e fazendo os movimentos corretos é o melhor estímulo que você pode dar para o seu corpo aumentar a produção de leite!
Existem também chás, extratos e até medicamentos que podem dar uma força extra, mas a prescrição deles depende do histórico de saúde da mãe.
Se você ainda tiver dúvidas ou se a produção de leite continuar baixa, é fundamental buscar ajuda especializada.
Uma consulta online com uma consultora em amamentação pode te ajudar a identificar a causa do problema e encontrar a melhor solução para você e seu bebê.
e-Book GRATUITO → https://saude.lamvie.com.br/ebook-pega-correta-amamentacao
Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!
Kommentare